Pesquisar:

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tecnologia: Nike+ Sportband

Bom, vou tentar descrever minha experiência até agora com o Nike+ Sportband.
Logo após o recebimento do mesmo via Correios (uma novela, mas chegou), li o manual e baixei o software que está no site da nikeplus.com, e seguindo os passos, verifiquei que precisaria “calibrar” o sensor, para que este gravasse meu tipo de passada.
Fiz isso alguns dias depois, no mesmo percurso da prova Amarelinhas Tintas de Itatiba. Bom, antes disso, para tirar a duvida, percorri de carro o mesmo trajeto (dica do site da Nike). Maravilha: entre os km 1 e 2, pelo carro, estava certo.
No dia seguinte, meu companheiro de corrida Luis Renato deu cano e fui lá calibrar meu sensor. O site da Nike instrui correr na sua passada normal, por no mínimo 800m. Percorri 1km.
Chegando em casa, pluguei o “relógio” no slot USB do micro e automaticamente abriu o software e descarregou para o site da Nike (Obs: quando abri e baixei o software, fiz o cadastro no nikeplus.com). Existe uma opção no software que permite calibrar o sensor. Fiz o recomendado: no meu percurso original (na rua), marcou 1,1km. Como percorri 1km, ajustei o sensor para essa distância.
Porém, na segunda-feira, usei o sensor na esteira. E pasmem, deu uma diferença de 18%, ou seja, altíssimo. Desanimei. Imaginei mil coisas: problema na calibragem (mais provável), uso do sensor de modo incorreto (não possuo tênis Nike+, por isso uso um porta-sensor), etc.
Bom, mantive a paciência e pesquisando no Google + Forum Nike+, existe a dica de calibrar numa pista de atletismo. Teoricamente, qualquer pista de atletismo tem 400m em uma volta. Marquei um ponto e dei duas voltas na pista.
Voltei pra casa e refiz a calibragem. No sensor, tinha dado 840m. Calibrei para 800m.
Dia seguinte, ansiedade para ir na academia e testar a nova calibragem. Percorri na esteira 5km. E o resultado??? Diferença de 2%. Isso mesmo, 2%. Pensei comigo: maravilha, agora tá certo.
Nesta sexta, fui na academia de novo. Coloquei o sensor do mesmo jeito e percorri 3km. Agora, deu uma diferença contrária das outras: no sensor, percorri mais do que na esteira, mas mesmo assim, uma diferença de dezena de metros (e não centenas). Totalmente compreensível para quem usa o sensor num porta-sensor e não no tênis, como recomendado pela Nike.
É isso, um novo produto para auxiliar nas corridas. Temos que entender que como todo produto eletrônico, tem suas falhas. Mas sua funcionalidade agradou bastante.
Único problema: estou pensando seriamente em comprar um tênis Nike+. Existem muitos modelos, para todas as pisadas. Lá vai mais dinheiro!!!! hehehe
Grande abraço
Márcio

17 comentários:

  1. Márcio, comprei um sportband e não consigo calibrar, quando conecto ele no computer, já baixa minha corrida e eu não acho a opção calibrar, está dando uma diferença enorme, tipo corro 5km e exibi apenas 2km, a velocidade tb está bem alterada. Já corri 1km várias vezes pra tentar calibrar, mais não dá certo, será que vc poderia me ajudar??
    agradeço
    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Olá Giovanna,
    A melhor maneira de você calibrar é ir numa pista de atletismo que tenha 400m em uma volta (pela raia 1 ou raia interna).
    Assim, dê duas voltas em ritmo não muito rápido (800m) e após, descarregue a corrida. Abaixo da barra laranja, existe uma barra cinza escrito "configurações", bem no meio desta barra cinza. Ali, vc terá as opções de colocar em milhas ou quilometros, sua idade, seu peso, e calibrar seu Sportband.
    Acho que esta corrida sua, de 5k e que marcou 2, deve estar em milhas. Por isso deu menos.
    Detalhe: o Sportband funciona muito melhor usando tenis Nike+. Outros tenis, com suporte adaptado, acaba gerando muita, mas muita diferença. Eu fiz esse teste e verifiquei isso.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Giovanna,
    Eu tb tive este problema de as corridas serem baixadas e nao aparecer na opção de calibração.

    Experimente deixar o computador desconectado da Internet qdo conectar o Sportband na USB.

    Comigo funcionou.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ola Boa Tarde ,meu Sport Band acabou a bateria comprei um novo sensor ,mais com esse novo sensor não consigo marcar minhas corridas ,é como se não reconhecesse

    ResponderExcluir
  5. Olá Wescley.
    acredito que vc deva fazer o mesmo procedimento de quando você comprou.
    Nunca tive que trocar o sensor, mas muitas pessoas tem a mesma reclamação que a sua.
    Procure no forum da Nike.
    se achar resposta, volte e poste aqui.
    Abraço
    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Wescley.
    Dê uma olhada no guia de usuário.
    Está neste link.

    http://nikeplus.nike.com/nikeplus/utility/v1/pt_BR/help.html

    Abraço.

    Luis Renato

    ResponderExcluir
  7. Completando o comentário anterior
    Dá uma olhada no item "Uso do sensor" do guia.
    Tem um lance sobre hibernação. Pode ser o seu caso.
    At,
    Luis Renato.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, sou nova corredora e estou em busca de um relogio para me auxiliar nas corridas. Depois de todos os comentários e principalmente pela iniciativa do Marcio, acho que encontrei o produto ideal. Essa pulseira é firme mesmo? hehehe... bom, vamos as compras... ;)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila.
    O relógio da Nike tem se mostrado muito bom sim.
    Lembre-se que para um melhor desempenho é necessário o uso de um tenis Nike+.
    Recomendo também dar uma olhada no site da Garmin e fazer uma pesquisa sobre GPS.

    https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=142&ra=true

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila.
    acho que como nova corredora, inicialmente vc ficará satisfeita com o Sportband.
    Se bem calibrado, ele funciona bem sim. O Luis Renato tem encontrado problemas, mas o tenis dele é o Nike- (kkkk, isso ele conta depois).
    E o legal do Nike+ Sportband é que você pode criar treinos no site, desafios, etc.
    Até mais

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde galera.
    Comprei um Nike+, mas não consigo calibrar ele no meu Iphone4. Já corri, já andei e até agora nada. To começando a achar que comprei produto com defeito.
    Será que vocês podem me ajudar? Como eu faço a calibragem correta?
    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. Olá João Arthur:
    No começo, as dúvidas são muitas mesmo.
    Farei uma pergunta "boba", mas importante: Vc comprou o sensor que vai no tenis e o Nike+ (USB)?
    Pois eu uso a pulseira do Nike+, sem Iphone.
    acredito que a forma de calibrar seja a mesma, ou seja, vc precisa correr, de preferencia numa pista de atletismo, pela raia de dentro, dando 2 voltas (800m). assim, quando vc descarregar no computador, vc terá que considerar que a volta que vc deu foi 800m e não o que marcou no relógio.
    Não sei se o metodo de calibrar com Iphone seria esse. Procure no forum do Nike+, lá tem muitos posts sobre isso.
    Espero ter ajudado.
    Marcio

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia João Arthur.

    Neste link tem guia do usuário.

    http://nikeplus.nike.com/nikeplus/utility/v1/pt_BR/help.html

    Acho que vale a pena vc dar uma olhada no item sobre hibernação do sensor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. O Nike funciona pelo principio de:
    na calibração, nada mais é que o sistema contar quantos passos voce deu e qual distancia total percorrida, ai ele ecalcula qual o tamanho do seu passo na média. Pode ter diferença pois em subidas e descidas os passos não sao do mesmo tamanho, sendo tambem diferentes no inicio e fim da corrida pelo cansaço. Quando voce melhora sua corrida, certamente ele vai marcar menos que o original, isto é, seus passos ficaram mais compridos (mais eficiente), e é necessario caloibrar novamente. Na esteira tem diferença sim, pois o tamanho do seu passo na rua é diferente da esteira, dependendo da velocidade percorrida. Concluidno, ele sabe quanto voce correu e seu pace somente pelo numero de passos no tempo, e sabendo pela calibragem quanto mede cada passo seu. Abs

    ResponderExcluir
  15. Amigos, sempre descarreguei as corridas no meu computador,mas agora ele não tem reconhecido quando conecto meu sport band no PC. Já desistalei e o problema continua. Como devo proceder? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth.
      Já tem um bom tempo que deixei de usar o sportband da NIKE para usar um sistema com GPS (Iphone com app Runkeeper) que é muito mais preciso e mais interessante para manter o histórico das atividades.
      Não sei como te ajudar nesta questão, mas o que me parece é que o seu sportband esta com algum problema mais sério, não apenas de software.
      Minha opinião é que vc deve tentar em outros computadores e se o problema continuar acredito que vc deverá adquirir um novo dispositivo. (Em uma busca rápida no site da Nike não encontrei nada a respeito)

      Excluir
  16. por que meu SPORTBAND não esta ligando? alguém sabe o que está acontecendo? eu coloco para carregar mais ele não liga de jeito nenhum.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...